De onde virá o dinheiro para a aposentadoria?

Adriana Aguilar      04/07/2011

Quase a metade, 47% de 1027 brasileiros entrevistados, disse estar um pouco ou muito preocupada sobre a própria capacidade para enfrentar a aposentadoria. Do total, 25% dos brasileiros consultados não sabem qual será sua principal fonte de renda na aposentadoria.

A pesquisa é um estudo independente sobre as tendências globais da aposentadoria, preparada pelo HSBC. O relatório de 2011, chamado “O poder do planejamento”, é o sexto da série “O Futuro da Aposentadoria do HSBC. No Brasil, foram entrevistadas 1.027 pessoas. No mundo todo, foram ouvidas mais de 17.000 pessoas em 17 países.

Aqueles que procuram assessoria financeira mostram uma preferência por canais de aconselhamento independentes, com 22% tendo visitado um consultor financeiro
independente. Bancos (18%) e contadores (18%) foram à segunda fonte mais popular de
aconselhamento. Muitas pessoas no Brasil utilizam fontes informais, como a internet, a família e amigos, e pesquisas individuais no planejamento de suas finanças.

Considerando que 25% dos brasileiros não sabem qual será de principal fonte de renda na aposentadoria, dentre os entrevistados, há 10% que pretendem contar com a provisão estatal como sua principal fonte de renda de aposentadoria. Outros 10% dos pesquisados pensam que salário ou vencimentos relativos ao emprego constituem a maior proporção dos seus rendimentos para a aposentadoria. E 14% das mulheres ouvidas disseram que continuarão trabalhando para o próprio sustento na aposentadoria.

Saiba mais:

10 sinais dos consumidores compulsivos

5 armadilhas mentais que devem ser evitadas durante a renegociação da dívida

Classes A e B evitam exposição das dívidas acumuladas em acordos coletivos

Superendividados contam com assistência jurídica gratuita para redução das dívidas

Quando comprar ou alugar…

 

Envie por e-mail

 

Deixe um comentário