Há perspectiva de alta da bolsa em 2010?

Adriana Aguilar      05/01/2010

grafico1HSBCO investidor tem excelentes oportunidades no mercado de ações brasileiro em 2010. Nos dois últimos anos, 2009 e 2008, apesar da grande volatilidade do indicador devido, principalmente, à crise financeira internacional, o mercado passou a pagar um Índice Preço-Lucro (P/L) entre 12 e 13 vezes. O gráfico de evolução do P/L do MSCI (Morgan Stanley Capital International) Brasil mostra que, até 2006, a média do índice P/L do mercado brasileiro era inferior a 9,5 vezes. O Índice Preço-Lucro do MSCI foi criado para acompanhar o desempenho dos principais mercados acionários internacionais.

Como forma de comparação com o mercado local, nos países de primeiro mundo, Japão, Estados Unidos e da Europa, o P/L está em torno de 30.

grafico2HSBCNeste outro gráfico, a equipe de análise da HSBC Corretora comparou a média do índice P/L, projetado dos próximos 12 meses do MSCI Brasil, em relação aos demais países emergentes (Leste Europeu, Ásia, Oriente Médio, América Latina). Atualmente, o mercado brasileiro é cotado com prêmio acima da média dos demais países emergentes (linha vermelha pontilhada), segundo o o relatório “Estratégia de Renda Variável Dezembro / 2009”, da HSBC Corretora.

De acordo com o relatório da HSBC Corretora, a continuidade do movimento de valorização no índice acionário local será conseqüência, principalmente, de novas surpresas positivas nos resultados das empresas, que poderão ocorrer em razão de:

1)recuperação mais forte nos preços de commodities;
2)maior crescimento econômico mundial;
3) crescimento das vendas no mercado interno acima do esperado, especialmente pela recuperação mais acelerada do mercado de trabalho;
4) ganhos de escala e sinergias, frutos de movimentos de fusões e aquisições, além de outros fatores.

A Link Investimentos apresenta projeção otimista para o Ibovespa em 2010 devido aos fundamentos macroeconômicos para 2010, com o crescimento do PIB em 5%, a perspectiva de crescimento do lucro das empresas ao longo dos próximos anos, a potencial redução do custo de captação e risco Brasil, a recuperação das economias internacionais, entre elas, Estados Unidos e Europa, e a manutenção do crescimento da economia chinesa.

A Link projeta um target para o Ibovespa em 2010 de 85.000 pontos baseado no P/L de 14,5 vezes e 83.500 pontos pelo valuation das empresa.

Durante chat realizado pela Link Investimentos, o chefe da equipe de análise da corretora, Andrés Kikuchi, afirmou que os setores com maior desempenho ou maior potencial de valorização são aqueles voltados ao mercado interno, cujo ritmo de crescimento do lucro será superior a 28% em 2010. “É importante lembrar que o Ibovespa tem uma participação significativa de empresas cíclicas na sua composição, como Petrobras e Vale, cujo cenário e potencial valorização deverão puxar o índice em 2010”, diz.

Tanto Petrobras como Vale têm os seus resultados vinculados ao mercado de commodities, o qual foi prejudicado pela crise, como no caso da Vale que teve o reajuste de preços menos 28% ou o petróleo que chegou a ser cotado abaixo dos US$ 50. A recuperação dos preços e melhora do cenário apenas ocorreu ao longo do segundo semestre de 2009 e deverá perdurar ao longo de 2010. Assim, segundo Kikuchi, a perspectiva é de recuperação nos preços do petróleo, assim como do minério.

O movimento agressivo de fusões e aquisições em 2010 (Itaú Unibanco, Porto Seguro e Itau, Odontoprev e Bradesco aumentam o ritmo de investimentos para estas empresas, além de trazer potenciais sinergias. As fusões e aquisições devem continuar ao longo de 2010.

 

Envie por e-mail

 

Deixe um comentário