O que é uma oferta primária de ações?

Adriana Aguilar      16/09/2009

A oferta é a quantidade de ativos, instrumentos financeiros, títulos e valores mobiliários oferecidos no mercado financeiro por um determinado preço e prazo. É comum ouvir falar de oferta primária, oferta secundária, oferta pública e oferta de direito. Cada uma delas apresenta um significado. Na oferta pública, os títulos ou ações podem ser adquiridos por qualquer investidor, pessoa física ou jurídica.

Chama-se oferta primária quando uma empresa coloca parte de suas ações à venda. Após o período de subscrição, os recursos captados são repassados para a companhia. Na oferta secundária, a negociação ocorre entre vendedor e comprador, sendo realizada em um mercado organizado (bolsa de valores ou mercado de balcão). Nesse caso, os recursos movimentados não são revertidos para a companhia. Há também a oferta de direitos feita pela companhia diretamente aos acionistas para subscrever novas ações a um preço determinado.

A data de início das negociações dos papéis da Natura, em 26 de maio de 2004, marcou a quebra de jejum do mercado de capitais do Brasil. Naquele ano, ALL, Gol, CPFL Energia e Grendene chegaram à BM&F Bovespa. Antes da Natura, a última empresa a abrir capital havia sido a CCR, seguida de uma emissão primária de ações, negociadas a partir de primeiro de fevereiro de 2002.

As ofertas de ações continuaram aquecidas durante os anos de 2005, 2006 e 2007. Veja a tabela preparada pela HSBC Corretora. Em 2008, com a acentuação da crise financeira global a partir de segundo semestre , houve o enfraquecimento do número de ofertas, que só voltaram a ser realizadas no final do primeiro semestre deste ano.

Em 29 de junho de 2009, a Visanet realizou a primeira oferta pública de ações após o agravamento da crise. A partir daí, outras ofertas de ações foram registradas em julho de 2009 na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Estão previstas as ofertas secundárias de ações da BR Malls, Light, Hypermarcas e Natura Cosméticos. A BR Malls e a Hypermarcas também farão ofertas primárias de ações . Ainda está prevista a oferta primária da Perdigão, registrada em 22 de julho passado na CVM.
____________________________________________________________
Os profissionais consultados e o blog Gasto Consciente não podem ser responsabilizados pelos prejuízos decorrentes do uso indevido das orientações dadas nas respostas.

Envie sua pergunta para: gastoconsciente@gmail.com

 

Envie por e-mail

 

Deixe um comentário