Posso comprar ações em qualquer banco?

Adriana Aguilar      11/09/2009

As ações têm de ser compradas nas corretoras de valores. Os grandes conglomerados financeiros têm corretoras, mas elas não ficam no mesmo espaço físico das agências. Para comprar ações, o investidor tem de ir pessoalmente conversar com os consultores das corretoras ou pode comprá-las via internet, por meio do “home broker.”

O serviço de “home broker” é semelhante ao de um “home banking” dos bancos. É necessário que o investidor preencha formulários, anexe cópias de alguns documentos e deposite o valor a ser aplicado nas ações na conta da corretora para ter acesso à página.

Durante as operações, a pessoa tem de pagar uma taxa de corretagem. O valor varia conforme a corretora. É comum a cobrança de 0,5% sobre o volume de compra ou venda das ações. A taxa de corretagem é a remuneração das corretoras.

Quanto maior o volume negociado diariamente, menor pode ser o percentual de corretagem cobrado. Algumas corretoras estabelecem uma quantia fixa por cada operação. Outras oferecem diferentes planos, com descontos cumulativos, conforme a quantidade de operações e volumes negociados. É importante que o investidor faça uma pesquisa no site de corretora ou converse pessoalmente com os consultores delas para optar pelo plano com melhor custo/benefício para o bolso dele.

Nos bancos, o investidor só encontrará fundo de investimentos de ações ou fundos de investimentos de renda fixa. Para aplicar neles, é preciso conversar com o gerente do banco para saber o valor mínimo inicial exigido pelo fundo e a taxa de administração cobrada do cliente. No fundo, o investidor não faz a compra e venda das ações. Esta função é exercida por um profissional do banco que faz a gestão do fundo.
___________________________________________________________
Os profissionais consultados e o blog Gasto Consciente não podem ser responsabilizados pelos prejuízos decorrentes do uso indevido das orientações dadas nas respostas.

Envie sua pergunta para: gastoconsciente@gmail.com

 

Envie por e-mail

 

Deixe um comentário