O que é preço justo ou preço alvo de uma ação?

Adriana Aguilar      11/09/2009

“Preço justo” ou “preço alvo” ou “target price” é uma estimativa de preço sobre o valor da ação. Os analistas das corretoras e bancos visitam a empresa, conversam com o diretor financeiro e verificam todos os números dela (capacidade de gestão, taxas de crescimento, riscos financeiro da companhia, geração de caixa, lucros e dividendos, patrimônio, entre outros itens). A partir daí, calculam quanto deve valer cada ação – que representa uma parte da empresa.

Apesar de o preço justo ser uma estimativa, melhor não arriscar. Se a ação atingiu o preço justo, projetado pela analista, é hora de vendê-la. Conforme os analistas verificam novas informações das empresas, ocorre a revisão do preço justo. A cada trimestre, quando os balanços de resultados das companhias são divulgados, as análises são refeitas e divulgadas por meio de relatórios aos investidores. No documento, há a projeção do valor de mercado para uma determinada empresa, ou seja, qual seria o preço justo da ação dela.

Às vezes, o preço do papel cotado na bolsa está bem abaixo do projetado pelo analista no relatório. Isso indica que a ação está barata. Por isso, os analistas recomendam a compra do papel que pode permanecer na carteira do investidor até o alcance do preço justo. Não há prazo determinado para se atingir este preço. Pode levar um ano, dois anos ou até mais, conforme a análise feita.
____________________________________________________________
Os profissionais consultados e o blog Gasto Consciente não podem ser responsabilizados pelos prejuízos decorrentes do uso indevido das orientações dadas nas respostas.

Envie sua pergunta para: gastoconsciente@gmail.com

 

Envie por e-mail

 

Deixe um comentário